quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As 7 capas do PEMS2 - VOTAÇÃO ABERTA!

Eles estavam atentos ao Twitter naquela manhã de 6 de janeiro, quando fiz um convite aberto: algum designer adepto à cultura digital e desapagado de $$ toparia criar uma proposta de capa para o volume 2 do ebook Para Entender as Mídias Sociais?

Agora posso confessar que não esperava, de verdade, qualquer resposta, mas precisava tentar. O livro está em edição e precisa de uma capa. Eu, como designer, sou uma bela jornalista :-P It means, não me aventuraria na criação da capa, justamente por saber que esse é um trabalho tão importante quanto os artigos que compõem o livro e que, assim como a capa, só podiam ser feitos por especialistas em cada área.

Por outro lado - e sorry por chover no molhado - os ebooks do projeto "Para Entender as Mídias Sociais" não envolvem dinheiro. Logo, eu não teria como remunerar um designer convidado como freela. Daí veio a ideia de lançar o desafio para o ambiente a que se volta o livro: as mídias sociais.

Para a minha feliz surpresa, o primeiro designer voluntário apareceu menos de 5 minutos depois de eu tuitar o convite. E naquele dia mesmo enviei o briefing para todos que toparam o desafio de criar uma capa ao livro em troca, unicamente, dos créditos.

Como mais de uma pessoa levantou a mão e as propostas começaram a chegar - todas, com qualidade e com defesas realmente consistentes -, me vi numa encruzilhada: escolher a capa do #PEMS2.

Não demorou - UFA! - para me dar conta de que aquela decisão não devia ser apenas minha. Afinal, o livro não é colaborativo? As propostas não chegaram através de um esforço coletivo? Por que a escolha da capa não poderia ser, também, feita pela comunidade online?

A única pré-seleção que fiz foi de variações sobre as mesmas composições. Sim, esses designers fofos e talentosos mergulharam tanto no trabalho que chegaram a mandar uma série de variações para a mesma proposta.

É com uma baita alegria que apresento as 7 capas do Para Entender as Mídias Sociais e te convido para votar naquela que tu mais gostou.

A enquete tem ordenação randômica e está restrita a cookies, para buscar alguma segurança, ainda que leve. Anyway, todos sabemos que, independentemente de qual capa for a escolhida, existem designers engajados à causa digital, ao compartilhamento horizontal do conhecimento e que brindaram o #PEMS2 com um show de criatividade.

Meu muito obrigada, de coração e por ordem alfabética :-)

Aruanan Barreto Nunes

Bibiana Gil

Letícia Ruiz

Marcos Tesser

UPDATED em 27/01, às 14h33: A votação foi setada para fechar às 23h do dia 3 de fevereiro de 2012. Até lá, vamos votar e divulgar o link, pls! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário