quinta-feira, 21 de abril de 2011

Download do ebook "Para Entender as Mídias Sociais"



Para entender as mídias sociais é necessário, antes de tudo, ter em mente que se trata de um conhecimento multifacetado e interdisciplinar. Daí a tentativa de buscar profissionais de diferentes áreas para lançarem olhares distintos sobre um universo que tanto nos fascina.

Movidos pela efervescência de ideias que nascem e se aprimoram dia após dia pelas infovias lançamos, agora, o ebook coletivo "Para Entender as Mídias Sociais".

Embora o título aponte para um "beabá" - a fácil compreensão norteou o trabalho dos autores -, este livro está longe de esgotar a amplitude do debate e dos conceitos que permeiam as redes de relacionamento. Na busca constante - e talvez eterna - de avançar nesses entendimentos, é preciso que você continue o debate, crie novas perspectivas. Só assim este livro terá cumprido a sua meta.

***

Depois de dois meses, uma troca intensa de e-mails, conversas animadas e muita ansiedade, aí está ebook "Para Entender as Mídias Sociais".

O arquivo está em PDF e tem 1,2 Mb. Você pode escolher qualquer dos serviços abaixo. O livro é gratuito. Se você percebeu algum problema com o download, por favor, nos avise.

Baixe por um dos links abaixo, leia, espalhe, comente com a gente o que você achou :-)

Baixar pelo Issuu


Baixar pelo 4shared

Baixar pelo Scribd


Baixar pelo Slideshare

Obrigada, de coração, a todos que colaboraram com este trabalho. E obrigada a você, por baixar, ler, compartilhar e, quem sabe, continuar este projeto. :-)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Saiba quem são os autores envolvidos no projeto

A maioria deles foi abordada no final de fevereiro e topou, com uma dedicação cada vez mais rara, o desafio de escrever sobre temas tão complexos em poucos parágrafos. São profissionais de comunicação, tecnologia, educadores, pesquisadores acadêmicos, gente com um expertise imenso em mídias sociais.

Não houve uma "seleção", mas um mapeamento sobre quem é referência em cada assunto que compõe o livro. Um critério, porém, se fez necessário: os autores de "Para Entender as Mídias Sociais" não poderiam ter participado do livro "Para Entender a Internet", organizado e publicado em 2009 pelo Juliano Spyer (cujo modelo deu origem ao trabalho de agora). A razão deste critério foi uma só: tornar a discussão sobre cultura de rede ainda mais heterogênea.

E para o bem da pluralidade de olhares que atravessa as mídias sociais, também compõem este livro autores que tive a alegria de conhecer durante o projeto, seja por indicação de colaboradores, seja por eles mesmos terem se prontificado a escrever sobre temas importantes e ainda não contemplados no escopo inicial.

Ainda assim, este ebook não se pretende completo. E para falar bem a verdade, já guardo na manga uma lista de temas e autores que não consegui reunir neste volume - alguns, inclusive, que bateram à porta agora, mas não houve tempo hábil.

Com vocês, os autores de "Para Entender as Mídias Sociais":

PREFÁCIO E APRESENTAÇÕES
Juliano Spyer
Edney Souza

Raquel Recuero


NÚCLEO BASES
Walter Lima
Rafael Sbarai
Alexandre Inagaki
Rogerio Fratin
Carril Fernando
Rafael Kenski
Caroline Andreis

NÚCLEO MERCADO
Gil Giardelli
Guilherme Valadares
Eric Messa
Ian Black
Thiane Loureiro
Ricardo Almeida
Carolina Terra
Nanni Rios


NÚCLEO REDAÇÃO
Pollyana Ferrari
Ana Brambilla
Luciana Carvalho
Rodrigo Martins
Nívia Carvalho
Barbara Nickel
Filipe Speck


NÚCLEO PERSONA
Ivan Guevara
Gisele Ramos
Willian Araújo
Katia Abreu
Jorge Rocha
Susan Liesenberg


NÚCLEO SOCIAL
Marcelo Soares
Ivone Rocha
Rony Vainzof
Fernando Barreto
Bianca Santana e Carolina Rossini
Rafael Gomes
João Carlos Caribé

sábado, 16 de abril de 2011

Lançamento já tem data definida

Agora falta realmente pouco para o ebook "Para Entender as Mídias Sociais" poder ser baixado gratuitamente.

O dia do lançamento será 25 de abril, segunda-feira após a Páscoa, às 17h.

Como se trata de um ebook, o lançamento será na rede mesmo. No momento marcado, vamos liberar o link para download através do Twitter, do Facebook, aqui no Blogspot e também no Tumblr do livro.

Ainda na segunda-feira, mais à tardinha pra noite, vamos fazer um happy hour em São Paulo, boteco a confirmar. A razão de o hh ser em SP é que a maioria dos autores mora lá. Sorry aos co-autores de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Belo Horizonte e até de Londres. Gostoso mesmo seria se a gente fizesse um lançamento em cada lugar. Mas vocês todos não apenas serão muito bem-vindos no convescote paulistano como serão fortemente lembrados na ocasião.

Em breve, traremos mais detalhes sobre o lançamento :-)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um livro subversivo?

O ebook "Para Entender as Mídias Sociais" ainda não foi lançado, mas já tem capa :-)

A criação é assinada pelo designer Rogério Fratin e mistura a ideia da racionalização com a subjetividade humana, aspectos que atravessam qualquer discussão sobre redes de relacionamento.

"Para fazer a capa me inspirei numa palestra que vi há tempos que falava das mídias sociais relacionadas com o antropocentrismo", explica Rogério.

O detalhe da etiqueta



Diga a verdade... Você achou que essa capa já existia e que foi escaneada de um livro sorrateiramente "desviado" de uma biblioteca?

Bem-humorado, o criador comenta a criatura: "Quanto à etiqueta branca no canto... é uma sacanagenzinha, mesmo, como se esse livro que é FREE tivesse sido scanneado duma biblioteca, pirateado pra web, se causou um incômodo ao ver, então deu certo!"

Essa capa ainda traz outro segredinho, mas a gente AINDA não vai revelar... Aguarde o lançamento!!

O designer, que tem uma longa passagem pela Editora Abril, dedica-se à reflexão, ao estudo e à crítica do design digital através do seu blog, o Designices. Ele também assina um dos artigos do ebook, sobre o design das plataformas de mídias sociais.

Valeu, Rogerinho!! :-D